Coisas interessantes para ler/ver por aí #2

Oi, gente!

Lá em 2018, escrevi uma publicação compartilhando alguns links de coisas interessantes espalhadas pela internet, mas concentradas na minha pasta de favoritos do navegador. Contei que tenho o péssimo hábito de usar essa pasta para guardar links que chamam minha atenção, mas que não tenho tempo para ver com calma, então guardo lá para ver depois. O resultado é uma lista infinita de favoritos, que já virou motivo de piada aqui em casa.

Pois bem, a lista continua infinita e estou firme no objetivo de esvaziar minha pasta de favoritos, para usá-la com o objetivo que deveria ser o correto. Sendo assim, estou abrindo os links por aqui e o que eu considerar muito interessante, vou compartilhar com vocês. Espero que gostem.

1 – 25 filmes que nos ensinam a lidar com as perdas

Gosto de buscar referências na literatura e no cinema de situações pelas quais estou passando. Falar que gosto é até um modo de dizer, porque, na verdade, faço isso de maneira meio inconsciente. É uma maneira de lidar com o sentimento. Tempos atrás encontrei essa lista de filmes que tratam do tema do luto e salvei aqui para procurar os filmes. Tenho vergonha de dizer que até agora não tinha olhado para essa lista com atenção, mas fiz isso e salvei alguns nomes de filmes para assistir depois. Outros da lista já assisti, mas pode ser interessante rever. Deem uma olhadinha aí, quem sabe se interessam.

2 – Como as epidemias da história moldaram o design atual das casas

Não entendo absolutamente nada de arquitetura, mas é um tema que desperta minha curiosidade, então quase tudo relacionado a isso vai chamar minha atenção.

Com a pandemia, a relação com a casa mudou. Seja para quem conseguiu permanecer isolado ou para quem teve que sair todos os dias, não só prevaleceu uma ideia de segurança, mas adaptações físicas foram feitas em muitos casos. Colocar um potinho de álcool na entrada é só uma delas, ou ter alguns ganchos para pendurar máscaras. Enfim, essa matéria chamou minha atenção porque relaciona o design das casas com as epidemias ao longo da História. É bem interessante pensar, por exemplo, que azulejos na cozinha, que hoje parece algo tão comum, começou a se tornar popular no século XIX.

3 – Entrevista sobre Luiz Gama

Essa entrevista maravilhosa feita com a Professora Ligia Fonseca Ferreira sobre Luiz Gama. A Ligia Fonseca é professora da Unifesp (minha antiga universidade), mas tive contato com o trabalho dela no ano passado quando meu professor de Literatura Brasileira a convidou para dar uma aula exatamente sobre Luiz Gama. Ela é especialista na obra desse autor e recomendo muito que vocês procurem outros vídeos em que ela fala sobre ele, assim como seus livros. Nessa entrevista, ela conta, de forma introdutória, sobre a trajetória e obra de Luiz Gama.

4 – Como não planejar uma vida de sucesso

Esse texto é de 2019, mas tive contato com ele faz pouco tempo. Recomendo muito a leitura porque vai na contramão da maioria dos discursos que vemos por aí (todo mundo consegue ter uma vida “bem sucedida”, sucesso a qualquer custo, sucesso é igual a dinheiro etc.), mas na direção de uma vida muito mais realista. É um texto longo, mas estamos aqui em um blog, né? A escrita prevalece e, como sempre digo, precisamos lutar contra a preguiça intelectual.

Por enquanto é isso, mas sigo na limpa da minha pasta de favoritos. Em outro momento volto para compartilhas com vocês outros links interessantes.

Até mais ler!


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s