Já era hora de cuidar deste blog

Oi, pessoas!

Uma curiosidade sobre este blog: vocês sabiam que ele existe desde 2013? Pois é, neste ano o Sarices completará nove anos. Antes dele, tive outro blog, lá por volta de 2006, que deve ter durado uns cinco anos. Digamos, então, que já são uns 14 anos nessa vida de escrita praticamente anônima na internet. Bastante coisa, né?

Durante todo esse tempo, não me preocupei em tornar o blog conhecido, aprender técnicas de marketing ou me tornar uma criadora de conteúdo. Honestamente, nunca foi meu objetivo e continua não sendo. Lá no início dos anos 2000, muitas pessoas tinham blogs para se expressar, basicamente. Não existiam as redes sociais, que, hoje, facilitam isso, então os blogs cumpriam boa parte desse papel. Comecei naquela época e sigo com a mesma ideia até hoje, o blog, para mim, é um lugar para me expressar sobre o que eu quiser, como eu quiser. Não considero nenhum formato de rede social tão efetivo para isso e eu poderia falar sobre os motivos, mas vou deixar essa conversa para outro momento. Pessoalmente, também há outra questão: a escrita me ajuda a organizar a mente.

Pois bem, esse é um espaço meu, que considero um passatempo, que me ajuda de maneira terapêutica e que já me possibilitou conhecer muita gente legal. No final do ano passado, separei um tempo para, aos poucos, revisar todas as publicações do blog e esse exercício, entre outras coisas, me mostrou que já era hora de cuidar do blog como ele merece. A partir de então, tenho feito algumas coisas por aqui, que quero compartilhar com vocês (talvez já tenham percebido algumas):

1 – Comprei/assinei um domínio. Sempre quis fazer isso para tirar o milhão de propagandas que aparecia no meio dos meus posts, mas também sempre adiei, pensando: para que pagar por algo que posso fazer de maneira gratuita? Mas tem diferença, viu? Além da estética, tem algumas diferenças no uso da ferramenta. Mudei minha pergunta para: por que não investir em algo que me faz bem, como se eu estivesse investindo em uma aula de piano, ou uma mensalidade na academia, por exemplo?

2 – Organizei as páginas lá no topo. Editei o “sobre mim“, criei uma página com links de posts mais acessados e de outros lugares onde estou (ainda vou acrescentar alguns) e criei uma página para contato. Algumas pessoas deixam comentários nas publicações, mas também recebo e-mails, principalmente de pessoas que caem nas publicações sobre as burocracias para morar na Colômbia. Acho que essa página para enviar o e-mail por aqui mesmo pode facilitar o contato. Depois vocês podem visitar as páginas para ver como ficou. 😉

3 – Não defini um assunto para o blog. O que? Escreveu errado? Não, é isso mesmo: eu não defini um tema específico para este bloguezinho. Sei que é o oposto do que se deve fazer na internet para blogs e afins, mas, repito: este é um blog pessoal e meu objetivo não é outro além de falar sobre coisas aleatórias que me interessam. Então, temas variados podem aparecer por aqui. É verdade que alguns temas são recorrentes, porque fazem parte do meu interesse geral, como é o caso da Literatura. Mas não é um blog sobre livros ou sobre nada específico.

4 – Me rendi ao tema da Colômbia. Entre 2014 e 2018, morei na Colômbia e, naquela época, escrevi algumas publicações sobre o assunto, especialmente em relação a algumas burocracias. Fiz isso porque, na minha experiência, foi bem difícil encontrar informações e pensei que compartilhar o que eu havia encontrado seria útil para outras pessoas. Eu não estava errada, tanto que, até hoje, são os posts mais acessados aqui do blog. Desde que voltei para o Brasil, eu meio que me desapeguei desse assunto, até por falta de tempo de me atualizar, mas continuo sendo procurada por pessoas querendo saber sobre morar na Colômbia, então decidi retomar esse assunto. Mas, sinceramente, não quero fazer isso aqui no Sarices, porque acho que as pessoas interessadas nesse tema não necessariamente vão se interessar sobre todo o resto que falo aqui e as pessoas que me acompanham por causa de livros e aleatoriedades não devem estar interessadas em se mudar para a Colômbia. Então decidi criar outro blog para concentrar esse assunto lá. Logo mais volto aqui para falar sobre ele, então, se você me segue por esse motivo, espere só um pouquinho. Obviamente, os posts que estão aqui sobre esse assunto não serão apagados.

5 – Cenas dos próximos capítulos. Ainda tem algumas coisas que quero e vou transformar no blog, em relação à aparência e também às ferramentas que, agora, estão disponíveis para mim (preciso aprender). Mas tudo isso virá aos poucos, porque o Sarices continua sendo um passatempo que concilio com todas as outras coisas da vida e, definitivamente, não quero sentir como se ele fosse uma obrigação, porque não é.

Sei que esse blog é um grãozinho de areia no mundo da internet, sei que hoje em dia pouca gente gosta de ler coisas na rede (vídeo é bem mais prático, né?), mas sei também que existe mais gente como eu, que gosta desse mundo quase alternativo de blogs. Então agradeço a todo mundo que passa por aqui de vez em quando, lê o que escrevo e interage comigo. Gosto muito dessa troca!

Continuo por aqui, um pouco mais organizada.

Até mais ler!


2 comentários sobre “Já era hora de cuidar deste blog

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s