Desafio Literário: novembro – 2018: Léonora Miano

Oi, pessoas!

Não, vocês não fizeram uma viagem no tempo e foram parar em 2018. Continuamos em 2021 e não dá nem para dizer felizmente ou infelizmente, porque faz tempo que tudo começou a desandar. Talvez em 2018 a gente ainda tinha um pouquinho de esperança? Não sei. Enfim, não vem ao caso, não é o assunto de hoje.

A questão é que sou uma boa pagadora de dívidas e vim pagar uma delas. Para quem não sabe, em 2017 comecei um desafio literário pessoal: ler apenas livros escritos por mulheres. Passei por muitas mudanças na vida desde 2017 e me atrapalhei toda com as publicações sobre esses livros aqui no blog. Há pouco tempo, escrevi um post resumindo esses desafios e prometendo voltar para terminá-los. Demorei, mas aqui estou para dar continuidade.

Bem, eu tinha parado no penúltimo mês de 2018 e o livro que li foi Contornos do dia que vem vindo, da Léonora Miano. Como sempre faço, antes de falar sobre a leitura, quero contar um pouquinho sobre a autora.

Não conhecia Léonora Miano até fazer a lista desse desafio. Minha ideia, como expliquei muitas vezes antes, era justamente ler autoras que ainda não conhecia. Acredito que a conheci através de alguma indicação pela internet e escolhi o livro porque a sinopse chamou minha atenção. Em 2018 também era o único livro dela traduzido no Brasil. Vi que agora já temos outro disponível – A estação das sombras – e estou louca para ler. Os livros são publicados pela Editora Pallas.

Léonora Miano

Miano nasceu em Camarões, onde cresceu, depois se mudou para a França, para estudar. Ela já é uma referência por sua obra literária, mas também cumpre um papel importante no debate sobre os afro-europeus e as consequências do colonialismo para as pessoas de origem africana que vivem nas diásporas, especialmente na Europa. Sobre esse assunto, encontrei uma entrevista muito legal, com legenda em português, que foi realizada neste ano de 2021. Ela conta sobre o conceito de Afrotopia, fala sobre referências e sobre a necessidade da descolonização. É uma entrevista longa, mas, por favor, se puderem, separem um tempo para assistir. Acredito que suas ideias apresentadas nessa entrevista já a apresenta melhor que qualquer coisa que eu poderia dizer. Compartilho aqui:

Na próxima publicação, volto para falar sobre Contornos do dia que vem vindo.

Até mais ler!


3 comentários sobre “Desafio Literário: novembro – 2018: Léonora Miano

  1. Adorei, querida. Venho acompanhando a retomada mas ainda não tinha comentado. Sim, ainda tínhamos um pouquinho de esperança em 2018, antes do incêndio do Museu Nacional, quando tudo pareceu desmoronar… E desmoronou… Um alento te ler e ler sobre literatura. Espero voltar um dia desses com meus posts também. Obrigada por escrever! 💕💕

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Karina! Eu que agradeço por sua visita aqui e por seu carinho de sempre… Tenho retomado o blog aos pouquinhos, como maneira de me desligar um pouco do mundo, embora seja impossível… Mas tá me ajudando. Também espero sua volta ao blog, mas nada de se forçar a isso… Um dia desses!
      Retomar a esperança é necessário…

      Um abraço, querida Karina! ❤

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s