Um pouco de música

Na publicação anterior, falei sobre minhas tentativas de retomar o blog. Acho que as últimas semanas são um bom exemplo para explicar o porquê de todas elas terem sido frustradas. Qualquer pessoa que viva no Brasil atualmente – e não compactue com uma política de extermínio e miséria – é capaz de entender e sentir o desânimo diante de tudo. Esse peso nos ombros, essa vontade de chorar e sair quebrando tudo ao mesmo tempo… Não sei como definir, mas sei que vocês me entendem.

A questão é que isso faz com que qualquer vontade de escrever, criar ou falar de outros assuntos, simplesmente desapareça. Resolvi não insistir em achar essa vontade, mas voltei hoje para compartilhar um pouco de música. Já comentei aqui em outros momentos: não sei cantar nem tocar nenhum instrumento, mas me considero uma pessoa musical. Escuto música o tempo todo e, às vezes, ela realmente me ajuda de diferentes formas.

Escolhi compartilhar minhas listas no Spotify. Elas estão abertas, ninguém precisa ser assinante para escutar. Corro o risco de ser um pouco julgada por meus gostos musicais? Sim, mas tudo bem. Já foi a época em que me ofendia por algo desse tipo (ah, a adolescência…). Antes de qualquer coisa, quero dizer que:

1 – Não há nenhum critério de ordenação das músicas nessas listas, elas são adicionadas de forma totalmente aleatória. Talvez, por isso, o mais interessante seja escutar todas no modo aleatório também.

2 – Minhas listas estão em constante transformação. Quando me lembro de uma música, ou se escuto alguma nova que gostei, adiciono. Então, se você gostar mesmo de alguma lista, o Spotify dá a opção de segui-la, o que facilita se você quiser voltar lá e escutar novamente (ou continuar escutando, pois são listas gigantes).

3 – Nem sei se é necessário dizer isso, mas vou dizer que não ganho nada falando do Spotify. Simplesmente é o streaming de música que eu uso e, por isso, todas as minhas listas estão lá. Às vezes até tenho vontade de experimentar outros, mas já está tudo tão organizado ali, que tenho preguiça.

Então é isso. Vou começar com a mais escutada, que é a de música brasileira. Basicamente, nova e velha MPB. Não consigo evitar esse clichê, fazer o que?

A segunda é uma lista que nomeei de “Girl Power”, mas, olhando agora, vou pensar em um título melhor. São músicas feitas por mulheres, muitas com letras para nos fortalecer contra essa estrutura machista que nos oprime. Mas tem muita música que foge desse tema aí também. A ideia apenas é que se trata de uma lista só com artistas mulheres.

A próxima, de modo muito criativo, coloquei o nome de “Rock”. O título é autoexplicativo.

Também tenho uma lista só com músicas em espanhol, porque gosto e porque tento incorporar o espanhol na minha vida de muitas maneiras, para seguir aprendendo e praticando. Vocês podem ver como sou criativa com títulos, o nome dessa lista é “En español”.

Ainda em espanhol, tenho uma lista que se chama “La Gozadera”. Basicamente, são músicas para dançar (salsa, merengue, bachata, reggaeton…)!

A próxima lista comecei recentemente, então ainda tem poucas músicas. Chamei de “Bonitezas”, porque são músicas que eu simplesmente acho bonitas, não tem muita explicação além disso.

Sei que muita gente se surpreende quando eu digo que gosto de rap, mas gosto e há muito tempo. Tenho uma lista para essas músicas também:

Para terminar, criei uma lista chamada “Aquí se respira lucha”, e ali estou colocando músicas de artistas latinoamericanos com mensagens de resistência. As veias ainda da América Latina ainda estão abertas.

Bem, acho que é isso. Tenho algumas outras listas, acompanho outras criadas pelo próprio Spotify ou por outras pessoas, mas essas são as que mais escuto. Se vocês se animarem, em outro momento compartilho mais listas por aqui, por enquanto já foi o bastante.

Espero que essas músicas que me acompanham façam algum bem para vocês também!

Até mais ler!


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s