Aleatoriedades sobre livros

Hoje consegui, finalmente, organizar meus livros. Estou tentando fazer isso desde dezembro, mas, sabem como é, a lista de coisas para fazer é infinita. Mexer na minha pequena biblioteca é terapêutico. Tiro todos os livros do lugar e, enquanto limpo, folheio alguns e leio trechos que destaquei. Às vezes, encontro pequenos tesouros, como aquele marca-página preferido que não sabia onde tinha enfiado. Também leio pela milésima vez as dedicatórias dos livros que foram presentes. Enfim, talvez por isso eu sempre adie essa organização, porque preciso de tempo e calma. Ela poderia durar uma hora, mas acaba durando quatro com todo esse ritual.

Enquanto organizava tudo fiquei pensando em como os livros fazem parte da minha vida desde que “me entendo por gente”, como diz minha mãe. Talvez, por isso, ler não seja só um passatempo, é como se, de alguma forma, estivesse presente na minha personalidade. Então é inevitável falar sobre livros, colocar fotos por aí do que estou lendo, perguntar para as pessoas o que elas estão lendo etc. Tenho plena consciência do quanto pode parecer pedante publicar sobre livros, mas é o que faz parte da minha vida, como poderia ser, sei lá, moda, esportes, viagens, culinária… Então continuarei falando sobre livros, porque não tenho como não falar, mesmo que o mundo esteja acabando lá fora.

A organização de hoje também me ajudou a praticar um pouco mais meu desapego. Em geral, não sou apegada às coisas, nem me considero uma pessoa consumista. Exceto com livros. Me agrada a ideia de ter uma biblioteca em casa um dia, eu gosto de coisas como edições comemorativas, capa dura e ilustração. Por isso, tinha o hábito de guardar absolutamente todos os livros que chegavam em minhas mãos, mesmo se eu soubesse que não iria reler, ou que não era um item indispensável  para os estudos, por exemplo. Digo que tinha esse hábito porque, desde o final do ano passado, estou aprendendo a fazer um filtro e manter comigo somente os livros que gosto muito ou que são importantes para minhas áreas de interesse.

Descobri que, aqui em São Paulo, nas estações de metrô das linhas Amarela e Lilás, há lugares para deixar livros (ou pegar os deixados por outras pessoas). Alguns terminais de ônibus também possuem esses postos de entrega. Desde que fiz essa descoberta, são nesses lugares onde me “desfaço” dos meus livros. Você simplesmente deixa o livro lá e fica com essa sensação maravilhosa de que alguém desconhecido vai encontrar, levar para a casa e se deliciar com a leitura. Pelo menos eu fico muito empolgada com isso. Sempre que deixo algum livro, volto no dia seguinte para ver se ele já foi levado e, até hoje, ele nunca permaneceu. Essa sensação é muito legal!

Enfim, não tinha nada muito importante ou específico para falar. Ando meio aleatória ultimamente mesmo, talvez seja uma tentativa de escapar das duras realidades do dia a dia. Talvez seja tentativa de organizar minha mente, como falei no post anterior. Hoje é domingo e acho que está tudo bem vir aqui falar sobre nada.

Até mais ler!


3 comentários sobre “Aleatoriedades sobre livros

  1. Adorei, Sarah, como sempre. Me identifico totalmente, exceto pelo fato de ter muitos livros porque, mesmo tentando me desfazer sempre, acabo comprando mais. Aqui em casa até brincamos: livro não é despesa, é investimento! Hahaha as crianças (14 e 18 anos) felizmente pegaram o vírus da leitura. Então imagina os doidos das estantes. Antônio ficou impossível depois que descobriu a estante virtual. Mas é uma mania boa demais, né? Feliz de estarmos as duas voltando aos nossos blogs 💜💜

    Curtido por 1 pessoa

    1. Karina, querida! O grande problema é esse, a gente se desfaz de cinco e compra dez… hahahaha… mas concordo com vocês, livro é investimento! Que legal saber que seus filhos já adquiriram esse amor pelos livros! Todo mundo saber o que dar de presente de aniversário, rs.

      Estou feliz por voltarmos aos blogs também, fico um tempão lendo tudo por aqui e me animo ainda mais em voltar! ❤

      Boa semana pra você! Um abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s