Paixão, Paciência, Prática

2019.

Uma das minhas metas deste ano é estudar. Mais. Já estudo bastante, mas resolvi colocar muita energia e dedicação nisso, algo que não fazia desde que terminei o mestrado, em 2014. Depois que entreguei a dissertação me senti livre para, finalmente, ler os livros que eu queria, sem que fosse uma obrigação para a pesquisa ou para fazer algum trabalho. Voltei a ler literatura e tudo tem sido lindo até agora. Mas comecei a sentir a necessidade de me aprofundar mais em alguns temas. Estudar mesmo, no esquema de fazer fichamentos, resumos, anotações, escrever textos sintetizando as ideias. Então resolvi que, neste ano, vou dar algum direcionamento para as minhas leituras e realmente me dedicar a estudar.

Vivemos em uma fase que a educação e o conhecimento parecem não ter valor algum. As pessoas menosprezam sem vergonha nenhuma a ciência, o conhecimento, o incentivo aos estudos e se contentam com o “é minha opinião” e “eu vi no WhatsApp”. Quero ir no caminho contrário disso não só por mim mesma, quero estudar mais para ter mais base e condições de passar esse conhecimento adiante e, talvez, ajudar um pouquinho no futuro nada promissor que nos aguarda.

….

Além de estudar mais, estou redirecionando um pouco minha vida profissional. Pensando em todas as mudanças que me trouxeram até aqui, lembrei de três palavrinhas que guardei há poucos anos, mas que, honestamente, estavam só guardadas mesmo e quero levar isso muito a sério para 2019: paixão, prática e paciência.

Foi nesse post AQUI  (Sem acúçar, sem cérebro), da Karina Kuschnir que li sobre essa atitude (acho que podemos chamar assim) diante de tarefas importantes que precisamos fazer – como escrever uma dissertação de mestrado, ou algo legal que nos motiva – como desenhar, aprender um instrumento musical etc.

Achei essas três palavrinhas muito pertinentes e importantes para o momento que estou vivendo e vou levá-las comigo durante esse ano. Até imprimi o desenho que a Karina fez e colei na parede para me lembrar todos os dias do que preciso para colocar em prática alguns planos. Vocês podem ver o desenho lá no blog dela, no link que deixei acima.

….

Sobre o blog. Ainda neste mês vou voltar com meu desfio literário de 2018, que não consegui finalizar no ano passado, como comentei aqui. Mas também vou apresentar a lista de um novo desafio (um pouco menos ambicioso) para esse ano.

Mudei o cabeçalho do blog, alguém notou? Um amigo querido, o Luis, me enviou três modelos de desenhos que ele tinha feito de presente e escolhi esse, que é infinitamente melhor do que o que estava antes (uma montagem meio tosca feita por mim mesma, que não tenho talento nenhum para essas coisas). Ele é um dos poucos que acompanham meu blog e me comoveu fazendo esse desenho, sem eu pedir nada. Certamente notou minha falta de tato com essas coisas e quis me ajudar a deixar o blog mais apresentável. Ainda quero mudar o layout, mas vai ficar para outro momento.

As publicações por aqui continuarão sendo semanais e espero conseguir manter essa frequência.

….

É isso. Não acredito muito nessa coisa de “feliz ano novo”, porque acho que felicidade é algo que não surge do nada, esses votos me parecem meio automáticos e vazios, sabe? Espero que em 2019 possamos ter forças para tomar atitudes que realmente melhorem um pouco nossa vida e das pessoas ao nosso redor. Cuidem de vocês, cuidem dos seus e vamos em frente, que os próximos quatro anos não vão ser fáceis.

Nos lemos em breve!

4 comentários em “Paixão, Paciência, Prática

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s