Coisas interessantes para ler/ver por aí #1

Sei que a ideia desta semana era falar sobre o livro Precisamos de novos nomes, mas, por mais que eu tente colocar uma organização no meu tempo para escrever, às vezes não dá. No momento estou um tanto quanto ocupada com outros assuntos, está difícil escrever, então resolvi publicar esse post que já estava aqui nos rascunhos, preparadinho para ser compartilhado em outra oportunidade. Espero que não se importem e agradeço a paciência com minha desorganização.

….

Não sei vocês, mas eu tenho o péssimo hábito de usar minha barra de favoritos no navegador da internet não para fazer o óbvio, que seria salvar meus sites favoritos e, sim, para salvar links que considero interessantes, mas não posso parar no momento para ver ou ler. Qual o resultado disso? Uma barra de favoritos infinita, com diversos links guardados e, obviamente, nada lido ou visto.

Pois bem, resolvi fazer uma limpeza e finalmente abrir esses links para ver o que realmente era interessante. Resolvi compartilhar aqui no blog aqueles que mais gostei e acho que pode interessar outras pessoas também. São muitos links (que vergonha de mim mesma!), então provavelmente essa vai ser só a primeira parte e depois faço outros posts com mais sugestões. Espero que até lá eu não acumule novamente mais um milhão de links.

Vamos começar?

1 – Esse vídeo da música Moonlight, do Jay-Z, onde ele faz uma paródia da série Friends, colocando todos os personagens para serem representados por atores negros. O link que eu tinha salvo, na verdade, não era o vídeo, mas essa notícia AQUI sobre ele, que comenta a crítica presente nessa paródia em relação às produções televisivas. A parte que não é a música e, sim, a paródia da série, não está traduzida, infelizmente, está em inglês. Vale a pena ler o texto que deixei linkado, que explica melhor o próprio vídeo. Mas mesmo que você não entenda inglês, vale a pena assistir, principalmente se já assistiu Friends vai se lembrar do episódio original. É muito interessante a crítica presente aí.

2 – Um texto escrito pelo historiador Achille Mbembe, com título: A era do humanismo está terminando, que você pode ler AQUI. Um tanto quanto pessimista e bastante verdadeiro. Veja um trecho:

Isso explica a crescente posição anti-humanista que agora anda de mãos dadas com um desprezo geral pela democracia. Chamar esta fase da nossa história de fascista poderia ser enganoso, a menos que por fascismo estejamos nos referindo à normalização de um estado social da guerra. Tal estado seria em si mesmo um paradoxo, pois, em todo caso, a guerra leva à dissolução do social. No entanto, sob as condições do capitalismo neoliberal, a política se converterá em uma guerra mal sublimada. Esta será uma guerra de classe que nega sua própria natureza: uma guerra contra os pobres, uma guerra racial contra as minorias, uma guerra de gênero contra as mulheres, uma guerra religiosa contra os muçulmanos, uma guerra contra os deficientes.

3 –  Esse vídeo de Viviane Mosé, que, curiosamente, tem muito a ver com o texto recomendado no ponto dois.

4 – Essa entrevista com a maravilhosa Chimamanda Ngozi Adichie (uma das minhas escritoras prediletas atualmente) no El País. Ela diz: “Nossa época nos obriga a tomar partido. Não se pode ficar sem fazer isso“. Clique AQUI para ler a entrevista completa.

5 – Essa lista AQUI com 101 livros publicados por mulheres, um por ano, de 1917 a 2017. O texto está em espanhol, mas são livros do mundo inteiro.

6 – Essa versão da música Black, do Pearl Jam, só com o vocal isolado. Pensa numa coisa maravilhosa. Quem teve esse trabalho deu um presente para todos nós, que amamos a voz do Eddie Vedder. Começa aí pelos 25 segundos do vídeo.

Bem, resolvi parar por aqui, para não fazer vocês também salvarem vários links na barra de favoritos e enrolarem para ver todas essas coisas. Em breve faço mais uma ou duas (ou quem sabe três) publicações como essa, pois, como falei no início, não tenho limites para ir acumulando links.

Espero que gostem.


2 comentários sobre “Coisas interessantes para ler/ver por aí #1

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s