Edit: Coloquei na lista os links para os respectivos textos. O link com o nome da escritora é o texto sobre a escolha da mesma para essa lista e às vezes uma pequena biografia. O link com o nome do livro é o texto com meus comentários após a leitura.
….
Resolvi criar meu desafio de leitura particular para 2017. Como disse antes, tenho um projeto especial, que é sempre ler mais livros que no ano anterior. Dessa vez, além de ler mais livros que em 2016, escolhi um livro para cada mês que fosse escrito por uma mulher. Por quê? Em 2016 participei de um joguinho desses do Facebook, em que eu deveria listar os 15 autores que mais me influenciaram (leia a primeira parte AQUI e a segunda AQUI). Ao fazer a lista me dei conta da disparidade entre homens e mulheres e me entristeci.
Não se trata de que o número de escritores bons e influentes é maior que o de escritoras boas e influentes, mas trata-se de que nós não temos as mesmas chances de ler obras de escritoras. Basta pensarmos nas leituras obrigatórias das escolas, nas pesquisas feitas sobre escritoras nas universidades, no incentivo que as mulheres têm para escrever e, pensando em séculos passados, no fato de que as mulheres sequer tinham a chance de escrever. Resolvi, então, dedicar meu tempo de leitura a conhecer melhor as escritoras e suas obras.
Segue a lista dos 12 livros escritos por mulheres para 2017:
Janeiro: Hibisco Roxo – Chimamanda Ngozi Adichie
Fevereiro: Emma – Jane Austen
Março: Dias de abandono – Elena Ferrante
Abril: Mulheres, raça e classe – Angela Davis
Maio: A paixão segundo G.H – Clarice Lispector
Junho: Hora Zero – Ágatha Christie
Julho: Sangue Negro – Noémia de Sousa
Agosto: Novelas y crónicas de la vida Suramericana – Soledad Acosta de Samper
Setembro: As boas mulheres da China – Xinran
Outubro: Não sou eu uma mulher? – bell hooks
Novembro: Ciranda de Pedra – Lygia Fagundes Telles
Dezembro: Eva Luna – Isabel Allende
Não vou entrar em detalhes agora sobre por que escolhi cada um desses livros, senão essa publicação vai ficar gigante. Esses comentários vou fazer no decorrer do ano, quando for falar da leitura do mês. Se vocês observarem, agosto é o único mês com um livro que não está escrito em português (não encontrei tradução). Trata-se de uma escritora colombiana. Atualmente eu moro na Colômbia e acho importante conhecer a cultura do lugar em seus mais diversos aspectos. O país tem um escritor de renome, reconhecido no mundo inteiro, que é o Gabriel García Marquéz. Mas e uma escritora? Quem conhece? Eu não conheço nenhuma e vou me dar essa chance de ler um livro escrito por uma mulher colombiana.
Se vocês querem acompanhar meu desafio literário, não deixem de seguir o blog, porque ao final de cada leitura vou comentar aqui sobre o que achei dos livros. Se vocês querem se juntar a mim nesse desafio, está aí a lista, podemos trocar impressões.
Um abraço a todos!
Oi!!! da Chimamanda eu já li “Americanah” e “Sejamos todos Feministas” e é simplesmente maravilhoso. Adorei seu blog
CurtirCurtir
Obrigada pela visita! Que bom que gostou daqui! A Chimamanda é maravilhosa mesmo, né? Ainda não li Americanah, mas espero ler em breve! Só tenho visto comentários bons sobre ele.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você vai adorar… Beijos.
CurtirCurtir
Apesar de ter lido pouco, neste ano só fui de livros escritos por mulheres: o 3o da tetralogia da Ferrante e A Redoma de Vidro, da Sylvia Plath. E acabei de ver no Skoob que, dos meus últimos 15 livros lidos, 12 foram escritos por mulheres. E nem foi intencional. Não deixa de ser uma coisa boa, né?
CurtirCurtir
Sempre é bom separar um tempo para ler escritoras, sendo intencional ou não, Livita. A gente precisa disso, recuperar o “tempo perdido”, rs.
CurtirCurtir
Morro de vontade de ler Hibisco Roxo!!!
CurtirCurtir
Acho que você vai gostar! É um ótimo livro! =)
CurtirCurtido por 1 pessoa