Olhares sobre a América Latina

alguma coisa

Acredito que há várias razões que expliquem por que os brasileiros, em geral, não se percebem como latino-americanos. O idioma certamente é uma delas, a dificuldade de comunicação. Se partimos de algumas perspectivas, é meio compreensível esse afastamento que, pelo que percebo, é uma via de mão dupla, ou seja, o Brasil se isola dos demais países da América Latina, mas os outros países também isolam o Brasil, em certa medida.

No caso do Brasil, acredito que a não construção dessa identidade, por exemplo, passa pela educação, pelo que aprendemos na escola. Passamos anos no colégio aprendendo sobre a história da Europa e mal sabemos quais são os países que fazem fronteira com o nosso. Não aprendemos sobre como nossa história conversa com a dos países vizinhos, não aprendemos sobre nossa cultura em comum. Nos preocupamos mais com o que acontece do outro lado do mundo (não que se preocupar com isso seja algo ruim), do que com o que acontece ao nosso lado, no nosso próprio continente.

Eu, particularmente, acho isso bem triste. Triste porque, com isso, deixamos escapar a força que teríamos se nos uníssemos para resolver problemas em comum (e são muitos). Triste porque perdemos a chance de dialogarmos muito mais em relação às pesquisas acadêmicas, por exemplo. Também porque deixamos de conhecer manifestações culturais, musicais, literárias e artísticas. Creio que isso nos empobrece bastante.

Já faz um bom tempo que tenho buscado me inteirar mais sobre que acontece nos outros países da América Latina. Mas sei que isso é um processo também. Me indentifico como latino-americana e tento sempre plantar a sementinha na cabeça das pessoas ao meu redor sobre o que pode significar essa identidade.

Por esse motivo, comecei outro blog junto com meu namorado, um colombiano que também compartilha desse sentimento. Somos latino-americanos, amamos o que somos e queremos compartilhar nossos olhares sobre isso com as pessoas! Esse blog, Sarices, não vai acabar, mas se você passar por aqui e se interessar pelo tema e pelo que vamos falar por lá, clique AQUI para conhecer. Nossa primeira postagem é sobre grafites em um bairro de Cartagena de Indias. Todas as postagens serão feitas em espanhol e português. A princípio é um blog bem simples, mas a ideia é aprimorar aos poucos. Espero que vocês gostem de lá também!

Um abraço!


2 comentários sobre “Olhares sobre a América Latina

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s